4 formas mais comuns de usar a nota do ENEM

O ENEM corresponde ao Exame Nacional do Ensino Médio. Muitas instituições se utilizam da nota do ENEM para distribuir suas vagas em diversas áreas de atuação. Você sabia que o seu desempenho no exame pode ser aplicado de diversas formas?

Para auxiliar os estudantes que vão realizar ou já realizaram o exame a usar corretamente suas notas, trouxemos aqui 4 formas mais comuns de usar a nota do ENEM que podem ajudar você a definir seu perfil acadêmico. Veja a seguir:

SISU

SISU, ou o Sistema de Seleção Unificada, é o programa pelo qual alunos de todo o Brasil concorrem à vagas em instituições de ensino públicas com a sua nota alcançada no ENEM. Duas vezes por ano, o SISU abre inscrições. O aluno pode usar a mesma nota para concorrer a uma vaga no primeiro e no segundo semestre.

Para ingressar em uma universidade pública através do ENEM é preciso que a sua nota supere a nota de corte do seu curso desejado. A nota de corte é a nota mínima para ser aprovado em uma universidade.

SISUTEC

O SISUTEC é uma ótima opção para quem quer uma capacitação de curta duração e ingressar rapidamente no mercado de trabalho. O programa facilita o acesso ao ensino técnico de qualidade para estudantes que não podem arcar com os custos totais da formação.

Para participar do SISUTEC 2019 (Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica) é necessário que o aluno realize o ENEM e obtenha, pelo menos, 450 pontos em cada área e não zere a pontuação da redação

PROUNI

O Programa Universidade para Todos (ProUni) distribui bolsas de estudo integrais e parciais em universidades da rede particular. Para concorrer às vagas é preciso realizar o Exame Nacional do Ensino Médio e obter uma boa pontuação.

O aluno precisa superar a nota de corte do curso desejado para assegurar a sua entrada. O PROUNI abre seu período de inscrição duas vezes por ano, no começo de cada semestre.

Descontos em universidades particulares

Muitas instituições do ensino particular usam as notas do ENEM para garantir uma porcentagem de desconto para os alunos que realizaram o exame. Ou seja, uma boa nota na prova do Exame Nacional do Ensino Médio pode permitir que você estude na faculdade que você quer com um valor acessível.

É preciso conferir no site de cada instituição se a possibilidade do desconto com a nota do exame está disponível, pois nem todas se utilizam deste método. Verifique o desconto e garanta a sua vaga!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *