Cinco Programas Educacionais que Utilizam a Nota do ENEM

O ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é um exame que trás ao estudante a possibilidade de ingressar em diversos programas educacionais, hoje falaremos sobre alguns deles para que você possa conhecer um pouco mais sobre o assunto.

O número de estudantes que realizam o ENEM têm crescido em grande escala, e para que você possa aproveitar ainda mais o seu desempenho nesta prova acompanhe o post a seguir.

O que é ENEM?

ENEM é o Exame Nacional do Ensino Médio, uma avaliação que mede o desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio.

O ENEM é ainda o exame seleciona estudantes de todo Brasil para instituições federais de ensino superior e programas do governo federal.

Alguns dos programas que utilizam a nota do ENEM para selecionar estudantes são:

  • Sisu;
  • Prouni;
  • Fies;
  • SiSUTEC;
  • Ciências sem Fronteiras.

A seguir falaremos um pouco mais sobre esses programas para que você saiba como esses programas utilizam a nota do ENEM.

FIES

Vamos começar falando sobre o FIES 2019 inscrição, pois esse é um entre os programas que mais tem sido buscado por estudantes que desejam ingressar em uma instituição de ensino superior privada.

FIES é Fundo de Financiamento Estudantil, um programa do Ministério da Educação criado para facilitar o pagamento de cursos superiores em instituições privadas.

Para conseguir esse financiamento o estudante precisa atender a alguns requisitos como por exemplo ter realizado o ENEM, a seguir veremos mais detalhes desses requisitos, confira:

  • O curso desejado deve ser presencial e possuir boa avaliação segundo as normas do MEC;
  • O candidato deve ter realizado o ENEM e alcançado uma média de 450 pontos, além de não zerar a redação.

PROUNI

PROUNI é o Programa Universidade para Todos, uma iniciativa que oferta bolsas de estudo de 50% a 100% em diversas universidades pelo Brasil.

O estudante que deseja se candidatar ao PROUNI deve ter realizado e ENEM e é necessário que o mesmo tenha alcançado 450 pontos em sua média final do exame e não zerar a redação.

Além de realizar o ENEM o candidato ao PROUNI deve possuir renda familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa e ter cursado o seu Ensino Médio em escola da rede pública de ensino, porém existe exceção para alunos que estudaram em escolas privadas recebendo bolsa integral.

SiSUTEC

Conhece o SiSUTEC? Esse é o Sistema de Seleção Unificada da Educação Tecnológica, mais um programa educacional que utiliza a nota do ENEM para selecionar estudantes.

Por meio do SiSUTEC é possível ingressar em cursos técnicos em escolas públicas ou privadas de todo Brasil, e para participar do processo de seleção é necessário ter completado o seu ensino médio, além de ter realizado o ENEM e não ter zerado a sua ENEM.

SISU

O SiSU 2019 (Sistema de Seleção Unificada) é outro programa criado pelo governo federal no ano de 2010 e gerenciado pelo MEC (Ministério da Educação) que seleciona candidatos que participaram do ENEM para universidades federais e estaduais.

A cada semestre o SISU disponibiliza novas vagas, e para participar do processo de seleção o estudante precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio no ano anterior e não ter zerado a redação.

Ciências sem Fronteiras

Se você entrou no ensino superior e deseja realizar um intercâmbio saiba que a sua nota do ENEM pode te ajudar a ingressar no programa educacional Ciências sem Fronteiras.

Para ingressar no Ciências sem Fronteiras o estudante deve ter realizado o ENEM a partir de 2009 e ter alcançado uma média final de 600 pontos no exame.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *