Não passei no SISU e no PROUNI, e agora?

O Sistema de Seleção Unificada e o Programa Universidade Para Todos são os dois programas oficiais que permitem o acesso a universidade através do Exame Nacional do Ensino Médio

 Muitos estudantes se preparam para superar a nota de corte do curso desejado e ingressar no curso de sua escolha, mas nem sempre é possível alcançar esse objetivo.

Sua pontuação não superou a nota de corte do Sisu e do Prouni? Existem outras alternativas que podem ajudar você. Saiba mais a seguir:

Prouni e Sisu Segunda Entrada

Essa é uma boa opção para quem realizou o Enem e não conseguiu passar nas inscrições do Prouni e do Sisu. Os dois sistemas disponibilizam a opção de segunda entrada para preencher o Prouni 2020 vagas remanescentespor exemplo.

O mais interessante sobre essa opção é que você pode participar do Sisu e Prouni inscrições 2020 com a mesma nota e vale mencionar ainda que as vagas são menos concorridas.

Educa mais Brasil e Quero Bolsa

A primeira opção que pode ser utilizada por quem não conseguiu sua vaga através dos programas mencionados é o acesso a  educação a partir de incentivos privados. 

Temos como exemplos dessa recurso o Educa Mais Brasil, que surgiu como uma solução prática e acessível para quem deseja alcançar diversos níveis de forma ao, tais como a graduação.

O programa está no ar há algum tempo e possui uma dinâmica bem parecida com outro de sua categoria: o Quero Bolsa. Ambos os programa funcionam através de uma plataforma online e oferecem diversas bolsas nos mais variados cursos.

Os requisitos para participar desses programas tem seu foco na fenda mensal do estudante, afinal, quer facilitar o acesso ao ensino e educação para diferentes públicos.

FIES

Mudando um pouco de ferramentas como o Educa Mais e o Quero Bolsa, existe uma opção diferenciada para os estudantes que desejam cursar o nível superior.

Estamos falando do Fies, o maior programa de financiamento estudantil do país que possui diferentes bolsas a fim de englobar a renda familiar de vários estudantes.

O programa também funciona através de uma plataforma online, apesar de precisar finalizar a aquisição da bolsa através de um financiamento presencial.

Pronatec e Sisutec

Se você não passou no vestibular e está em busca de opções variadas para se capacitar, vale a pena conhecer dois programas responsáveis pela popularização do ensino técnico: o Pronatec e o Sisutec.

No geral, os dois programas atuam juntos para promover o fácil acesso a cursos de qualidade. Isso é possível através de uma parceria entre as iniciativas com instituições do nível técnico que estão envolvidas com a proposta. 

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *