Quais as principais formas de conseguir uma bolsa de estudo?

As mensalidades em universidades privadas não são acessíveis para boa parte dos brasileiros. Ainda assim, crescem na vida dos jovens a vontade ter boas oportunidades com os estudos. Para conseguir iniciar um curso em uma instituição particular, o estudante pode tentar por uma bolsa de estudo promovida pelo Governo Federal ou por empresas privadas.

Bolsas de estudos Governo Federal

O Ministério da Educação (MEC) tem criado programas e projetos que visam inserir o público jovem e adulto nas universidades. Com a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), muitas oportunidades podem surgir.

O Sistema de Seleção Unificada (SiSu), é uma ação que oferece bolsas de estudos integrais em universidades públicas para aqueles que obtiverem notas satisfatórios no ENEM.

Para as instituições privadas também há programas que utilizam a nota do exame. O Programa Universidade para Todos (PROUNI) é um bom exemplo. Este projeto oferece bolsa de estudo parcial ou integral em centros educacionais privados para os candidatos que conquistaram boa pontuação na prova.

Além disso, também existe o Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Diferente dos outros programas do governo, este não proporciona bolsas de estudo. Mas, financia o curso nas universidades particulares e possibilita o pagamento a longo prazo.

Bolsas de estudo em sistemas privados

Existem empresas privadas, sem vínculo com o Governo Federal, que permitem a aquisição de bolsas de estudos. Os interessados devem pagar uma taxa para conseguir um desconto nas mensalidades do curso desejado.

Para isso, várias instituições educacionais criam parcerias com essas empresas e juntas oferecem bolsas parciais de até 75%. Como acontece com as faculdades parceiras do Educa Mais Brasil. Uma empresa privada que concede esse tipo de serviço, e conta com parcerias em todo o Brasil.

Dentro desse segmento, exitem outras empresas como:

  • Quero Bolsa;
  • Educa Mais Brasil;
  • Minha Escola Minha Vida;
  • PRAVALER;
  • Mais Bolsas.

Como adquirir bolsas de estudos

Para os programas do governo, os interessados precisam prestar a prova do ENEM. E são selecionados conforme a nota obtida, o curso desejado e número de vagas de acordo com a universidade solicitada.

O público alvo desses projetos são principalmente pessoas de baixa renda e/ou que estudaram em escolas públicas. As inscrições acontecem via internet e possuem calendário estabelecido.

Nas empresas privadas não há necessidade de prestar prova, ou se encaixar em condição de baixa renda. A inscrição Educa Mais Brasil, por exemplo, acontece durante todo o ano. E cabe ao estudante saber o período de abertura de vagas na instituição escolhida.

Todas as empresas que foram citadas, realizam o processo de aquisição da bolsa via internet em seu site oficial.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *