Qual a nota necessária no ENEM para conseguir passar em medicina

Não é novidade que o curso de medicina é um dos mais concorridos do mercado. Além de ser uma área de prestígio, também promete uma alta remuneração ara seus profissionais. Por isso, quem realiza o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), precisa obter uma boa pontuação para garantir uma vaga em uma universidade.

Mas afinal, qual a nota necessária no ENEM para conseguir passar em medicina? Entenda como funcionam as notas e o ponto de corte do exame no texto a seguir.

Ponto de corte

Para ingressar em medicina em uma universidade de qualidade, é preciso superar a nota de corte. A nota de corte corresponde a uma pontuação mínima para cursar determinado curso. Entretanto, o que define esta média? Bem, a pontuação dos próprios participantes! Quanto mais alta a sua nota, mais chances você terá de estar entre os selecionados

Sisu

Para concorrer a uma vaga, em qualquer curso, o participante do Enem deverá realizar a sua inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Esta etapa é muito importante, uma vez que o sistema lançará diariamente as notas de corte até finalizar as inscrições.Considerando isto, é preciso estar de olho nas pontuações e universidades disponíveis, portanto não deixe de conferir tudo sobre o SISU 2019.

Vale ressaltar que quem não ingressou de primeira no curso de desejo, ainda pode arriscar uma nova oportunidade se candidatando para lista de espera através do próprio sistema. Verifique Sisu lista de espera 2019 e não deixe de planejar o seu futuro!

Notas para medicina

Como você já deve ter notado, a nota do ponto de corte que irá definir qual pontuação você deverá alcançar para ingressar em uma universidade cursando medicina. Além de mudar de ano para ano, a nota também será diferente para cada instituição. Então, vale considerar fazer uma grande pesquisas nas possíveis universidades para você, e avaliar as notas de cada uma delas.

Conferindo as notas dos anos anteriores para cada universidade, você poderá ter uma noção de quantos pontos irá precisar para garantir a sua vaga no curso de medicina. Confira abaixo a nota de ponto de corte em medicina para algumas instituições do país e compare:

UFG – Universidade Federal de Goiânia

Nota de corte: 651,85

UFPE – Universidade Federal de Pernambuco

Campus Recife

Nota de corte: 653,96

UFRJ – Universidade do Rio de Janeiro

Campus Macaé

Nota de corte: 673,90

USP- Universidade de São Paulo

Nota de corte: 819,92

UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais

Nota de corte: 681,94

UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina

Nota de corte: 615,95

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *